"tempo....tempo....tempo.....tempo......és um senhor tão bonito"








No ano 2000 eu subi a Serra da Mantiqueira buscando um lugar tranquilo para passar os finais de semana, para descansar do agito de São Paulo e relaxar da semana corrida na metalúrgica, entre chapas de aço e sacos de poliestireno, para trocar o barulho da calandra e das injetoras pelo canto dos pássaros e o barulho da cachoeira.
Achei uma casinha de desenho de criança......com chaminé, riozinho que corria em volta e vaquinhas pastando.
Essa casinha ficava no "Mundo Novo", em Gonçalves, e eu mal sabia que no "Mundo Novo" eu começaria um "Novo Mundo".
Dois anos depois eu estava me desligando da metalúrgica, carregando o caminhão de mudanças, comprando tachos de inox, trocando um fogão caseiro por um de 8 bocas e dormindo com livros de receitas em volta da cama.
Troquei São Paulo por Gonçalves, troquei uma fábrica com 50 funcionários por uma cozinha com 1 funcionária e eu......minha sócia, na época,  ficou em São Paulo para terminar o curso de gestão ambiental.
Eu que dizia que só sairia de São Paulo para morar em Tókio ou Nova York estava me mudando para uma cidade com 4000 habitantes.
Após 12 anos tenho que dizer que a escolha valeu a pena. Sempre vale......
Tornei-me cozinheira, passei muitas noites em claro colocando maçãs para cozinhar e extrair a pectina, mexi muitos tachos, inventei muitos sabores, adocei muitas vezes o amargo que a vida insistia em me oferecer.
Em 2009 montei um restaurante, o Kitanda Brasil, e decidi que as geléias que eu faria seriam só para o uso no meu menu degustação.......
O mundo dá voltas, não podemos negar o conhecimento adquirido e após negar para mim mesma que os sabores estavam armazenados em um lugar mágico, o "principe encantado" veio e com um beijo me fez despertar.
Quando acordei, muita coisa havia mudado.......já não vivia na mesma casa, já não tinha os mesmos móveis, já não respirava o mesmo ar.......mas tinha o mesmo sorriso, a mesma vontade de trocar conhecimento, o mesmo olhar que cruza com o outro e reconhece a ética, o respeito, a delicadeza......
Quando acordei as cores eram diferentes, eram mais vivas.....troquei o sépia pelo laranja.....troquei o passado pelo presente, mas sem negar o conhecimento que o passado nos dá, sem negar o conhecimento adquirido em tantos anos de pesquisa.......
Quando acordei, vi que tudo não tinha passado de um sonho,  vi que eu não precisava temer, vi que um jardim completamente florido estava ao meu redor.
Quando acordei, vi que o "mundo" me recebia de braços abertos, vi que amigos me aguardavam, vi que eu não tinha perdido o que sabia fazer de melhor, que era criar........vi que os ingredientes continuavam se despindo e me mostrando seus segredos mais profundos.  Vi que realmente Deus não fecha uma porta sem abrir outra e reconheci que o tempo é mesmo senhor da razão.
Quando acordei, o jornal do dia estava na minha porta e ele me trazia um presente.  Ele reconhecia o meu trabalho de 10 anos.  Ele me dava de volta o título que me fez ser quem sou........
Agora, além do restaurante, eu voltei a ter uma linha de produtos no mercado.  Antes eles estavam à venda somente na "vendinha", na entrada do restaurante.
Agora,  vocês vão poder experimentar os produtos com a marca "Kitanda Brasil" e os sabores são muito diferentes dos que criei anteriormente.  Agora as geléias tem menos açúcar, os temperos misturam novas ervas, os vinagres são mais doces.......amadureci naturalmente, no tempo, sem ser enrolada em jornais, ou maturada em estufas......agora estou pronta......pronta para aceitar esse novo desafio.

30 de novembro de 2011 (matéria publicada no caderno paladar, do jornal "o estado de são paulo")


A mulher das especiarias está de volta


Tanea Romão lança seus chutneys, temperos e geleias (‘ocultos’ em marcas conhecidas) pelo selo de seu restaurante, o Kitanda Brasil. Pensou em passá-los na torrada? Esqueça. Foram feitos para usar na cozinha
Nana Tucci/ESPECIAL PARA O ESTADO


Tanea Romão voltou a ser a "senhora das especiarias" - ela não voltou à fábrica de geleias e chutneys mais famosa de Gonçalves, no sul de Minas, de onde saiu há mais de dois anos. Mas a chef está novamente envolvida com ervas, especiarias, conservas e acaba de lançar uma linha própria com o selo de seu restaurante, o Kitanda Brasil.
São mais de 70 produtos, entre geleias, cremes, açúcares e sais condimentados. Muita coisa de uma só vez? Tanea conta que, na verdade, desenvolveu 300 sabores e escolheu apenas os primeiros da coleção.
Quem já foi ao Kitanda Brasil deve ter experimentado vários deles, como a geleia de pimenta que acompanha os dadinhos de tapioca, uma receita que a chef pediu emprestada a Rodrigo Oliveira, do Mocotó. Mas só agora os produtos foram rotulados e colocados à venda.
Geleia de frutas do bosque com massala, creme de cachaça com chocolate, sal defumado... As compotas e cremes de Tanea têm sabor pronunciado e presença marcante. E não por acaso não são para passar em torradinhas, e sim para serem usados na cozinha.
"Os açúcares aromatizados facilitam a vida. Não tenho de acrescentar canela ou cardamomo, por exemplo, na hora de usá-los em caldas de doces", explica Tanea Romão.
Grande parte das criações da chef leva ingredientes genuinamente brasileiros, como cachaça, cambuci e cupuaçu - frutas nativas, respectivamente, da Mata Atlântica e da floresta amazônica.
Tanea Romão é uma ghost lady das especiarias. Há mais de uma década faz geleias, cremes, chutneys, temperos e antepastos não só para uso próprio mas também "terceirizado", para várias marcas conhecidas.
Não é preciso ir até Minas para provar suas criações. Alguns produtos estão à venda na Casa Santa Luzia (tel. 3897-5000), em São Paulo - caso da geleia de anis, que chega esta semana às gôndolas -, na Loja do Chá do Shopping Iguatemi (tel. 3816-5359) e na Bombay (tel. 3083-3999). Em breve os produtos poderão ser adquiridos também no Empório Chiapetta (tel. 4257-2107), no Mercado Municipal da Cantareira.
Bem, mas se tiver a chance de ir a Gonçalves, além dos produtos prove também o menu degustação do Kitanda Brasil, acomodado no fundo do quintal.
Ah, e inclua no roteiro a leitoa pururuca da cozinha caipira da d. Vilma. E dê uma passada no Bar do Marcelo, onde a atração principal são 800 rótulos de cachaça. Coisas que ainda não podem ser embaladas.


ONDE
Kitanda Brasil
R. Antonio Caetano Rosa, 217, Gonçalves, Minas Gerais

Um comentário:

  1. é isso! pronta para a luta e para desbravar e chegar em todo o mundo que quer perceber suas delícias onde quer que seja, ou esteja!

    ResponderExcluir