Mudanças exigem......
Mudanças exigem..........
Coragem, determinação, ousadia, curiosidade e principalmente flexibilidade.
Essa semana fez dois meses que mudei de casa, de cidade, de fornecedores, de médicos.....da vida que parecia estabelecida......
E o que mais ouvi é que mudanças exigem......e exigem mesmo.....exigem disponibilidade, exigem humor, alegria e disposição para aceitar o novo.
No primeiro mês foi fácil, a mãe veio junto, uma amiga queridissima congelou a vida e disponibilizou seu tempo para a minha "mudança" e tudo foi uma grande festa.
Amigos de Belo Horizonte e Tiradentes participaram de cada momento, apertaram parafusos, pintaram paredes, provaram pratos, foram garçons, cozinheiros, ajudantes, motoristas, pintores, encanadores..... e claro que "AMIGOS".
A montagem foi relâmpago porque para uma cozinheira, como eu, o fogo não pode ficar apagado muitos dias.
Restaurante montado, "terreiro"(quintal) lembrando o que eu tinha antes, cozinha com os tachos com frutas e açúcar borbulhando, um céu escandalosamente azul emoldurando a Serra de São José, e cada um seguindo sua vida.....a mãe voltando para São Paulo, a amiga voltando para sua serra de origem, os amigos do entorno voltando para suas funções e eu fazendo malas para o Terra Madre, em Turim.
Quase 20 dias fora, Turim no Terra Madre, São Paulo no Mesa Tendências e Prazeres ao Vivo e agora......em casa de novo. E aí senti que a mudança tinha acontecido mesmo.
Os pratos que eram adorados na minha morada antiga, agora eu os vejo como pratos da culinária tradicional e muitas coisas que eu não conhecia, agora sou eu quem diz "Amém".
Tiradentes apresenta restaurantes sofisticados, cozinha contemporânea, novos chefes, velhos cozinheiros, botecos com cartas de cervejas, música barroca na Igreja Matriz, às sextas feiras à noite, com um roteiro narrado que antecede o concerto, e conta as histórias......mas também apresenta a minha grande paixão.....
......botequins montados em fundos de quintais, que abrem em horários curtos, que funcionam depois do horário de trabalho dos donos, que durante o dia são operários da construção cívil, trabalham em outros restaurantes, cuidam de roças........
Isso tem sido a grande surpresa, comer "Pé de Porco" no Bar do Nandi, no caminho para São João Del Rei, comer "Torresmo de barriga com Angu e Jiló" no Agostinho, comer "Angu Baiano" (angu com miudos de porco) produzidos pela Andréia e seu marido Flaviano com uma cerveja geladíssima servida pela Cláudia que traz um sorriso no rosto e o Emanoel na barriga.
As verduras frescas no bairro do Giarola, o frango de televisão servido na porta do supermercado Karina, com farofa, maionese, vinagrete e arroz e outras descobertas.....
O almoço na casa da vizinha nova, que preparou a melhor omelete que eu já comi, recheada com espinafre, salsinha, tomilho, alecrim e servida com uma salada de folhas orgânicas, tomate cereja, mirtilo e manga........
Isso é minha nova vida, que no primeiro momento deu medo, e que agora eu entendo que o medo veio por causa do novo, o medo veio por conta do antigo, o medo veio porque estou viva e tudo que nos tira da zona de conforto dá medo.
Agora é seguir por essa estrada que se apresenta, é subir essa nova serra e poder beber da água das suas fontes, é olhar para o céu e ver que o azul daqui é um pouco diferente do azul de lá mas é tão mágico quanto.
Agora é ouvir o coração e respeitar o seu batimento.....agora é viver o que a vida está me dando.....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oh! minha flor!!! Além de cozinheira você é escritora!!! Muitas mudanças...mas, sabe você pode servir de inspiração para muita gente que fica temerosa por MAIS uma mudança(inclusive para mim que já mudei, pasme, 20 vezes!)...mas, eu acho que isso que alegra o coração: estar em movimento, porque parada, como diz os chineses, "até água apodrece!" Muitas felicidades minha amiga ! Sucesso já tem, alegria também,e saúde só pode ser dotada com essas comilanças de dar água na boca!!! Viva!!! e também viva e ra-tim-bum!!!! kkk
ResponderExcluirStela,
ResponderExcluirSempre digo que taurinos não mudam de casa.....pintam paredes, e eu sou uma taurina com ascendente em touro. Então imagine o que significa mudar.
Por outro lado eu busco o "novo" a cada dia e essa busca é a força motriz para as mudanças.
Agua parada cheira mal mas muitas vezes insistimos em guarda-la com medo de ficar com sede, sem entender que se não deixarmos a água correr nunca teremos água limpa. Se não nos desligamos do passado, o futuro não pode apresentar-se.
Se insistirmos em manter o desenho que está perdendo a cor vamos deixar de brincar com os lápis coloridos guardados na gaveta.
A vida é mágica e nos surpreende a cada dia, basta entendermos que temos que fechar portas para que outras possam se abrir.
Saudades de você.....venha me ver, quando quiser. beijos
Com certeza irei conhecer quando for a Tiradentes. Abraço
ResponderExcluir