"Navegar é preciso, Viver não é preciso"

Quando me convidaram para fazer parte desse projeto eu pensei na grandeza dessa frase e na beleza da interpretação do que o poeta escreveu. 
A vida com a precisão de uma bússola, apontando o seu norte, ou a vida nas mãos de cada um, como escolha do caminho a ser seguido?
A viagem foi precisa na condução, no caminho, nos encontros literários, na organização.....e deixou a vida livre.  O pequeno navio navegava em águas calmas, que pareciam paradas mas corriam a uma velocidade de 2km/h, segundo informações de uma das guias, a Cris, que aliás foi incrível.
Em meio a Igapós e Igarapés tínhamos estórias, histórias, memórias...tínhamos vida. A vida que corre solta, que não tem nenhuma precisão matemática, que num piscar dos olhos vê o pôr do sol mais lindo que eu, nos meus 44 anos, já presenciei.  Um fogo saia das águas em direção ao céu e nesse momento o coração para e o ar muda seu cheiro.
As discussões literárias, a emoção de ser primeira ouvinte de um conto do Agualusa, que fará parte do seu próximo livro.  Tomar café com versos, almoçar prosa, jantar poesia e dormir com o som do Mawaca nos ouvidos.
Tudo foi incrível.  Conhecer o trabalho da Sylvia Guimarães na implantação das bibliotecas na Amazônia, ouvir o processo de criação de Laurentino Gomes, Ilan Brenman, Cristóvão Tezza, Mari Del Priore e José Eduardo Agualusa.  Assistir ao Mawaca com sua música incrível, degustar as histórias do Ilan com os pratos preparados por mim e a equipe do navio, que mudou sua estrutura interna para receber uma chefe de fora.......Navegamos e vamos continuar por essas águas.......

Pôr do sol no Rio Negro maio 2011


Mary Del Priori e Laurentino Gomes

mawaca

Agualusa e Tezza

Sylvia e Ilan

2 comentários:

  1. Que lindo, Tanea! Culinária e poesia... Conta mais!

    (Sabe que tenho um post no meu blog com esse verso também: http://meninadecachos.blogspot.com/2009/09/navegar-e-preciso.html )

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. acho que essa é uma experiência que todas as pessoas de bem deveriam viver.
    Navegar a 2km/h, encontrando..

    Parabéns pelo seu lugar ao pôr do sol, Tanea querida. beijos, bena.

    ResponderExcluir