Cozinhando com Geléias

Comecei na gastronomia brincando de casinha......o tempo passou e eu continuo brincando.....só que agora a brincadeira virou coisa séria.
Há 10 anos me mudei para "a roça". Descobri Gonçalves, no meio das montanhas, e me apaixonei pela cidade e pelas pessoas que aqui moravam. Pensei que quando me aposentasse eu iria morar aqui......Como faltava algum tempo para me aposentar eu resolvi antecipar minha vinda e vim pra cá para fazer geléias.
Nesses 10 anos desenvolvi mais de 3000 sabores de geléias, chutneys, temperos e conservas e junto com esses sabores nasciam os pratos, ou melhor, junto com os pratos nasciam os sabores.
Cada geléia nasceu pensando no prato que iria acompanhar ou temperar e daí nasceram molhos para saladas, manteigas temperadas, carnes glaceadas, risotos, massas, caldas para sorvetes, sobremesas, recheios para lanches e claro....as geléias e chutneys do jeito que saiam dos potinhos direto para o churrasco, para acompanhar os foundues, ou as tábuas de frios e queijos.
Semana passada a linha de produtos com a marca Kitanda Brasil foi para o mercado e alguns dos sabores podem ser encontrados na Casa Santa Luzia, em São Paulo. São geléias, vinagres temperados, mostardas, sais temperados e uma grande novidade....açúcares aromatizados com canela, com cardamomo e com flores....tudo feito com ingredientes de procedência segura, açúcar orgânico, sal marinho, vinagre de maçã e amoras, morangos e framboesas de produção local, por pequenos produtores, em pequena escala.
Começar a cozinhar com geléias, usando as como ingrediente do prato, é uma experiência que nos leva a uma grande viagem. Aproveitem......

MOLHO PARA SALADA COM GELÉIA DE PIMENTA PICANTE

Ingredientes
1 copo de iogurte natural
3 colheres de sopa de geléia de pimenta picante
2 colheres de azeite extra virgem
1 pitada de sal marinho

Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes com o batedor de arame
Servir com uma salada de folhas verdes ou com batatas cozidas


MANTEIGA TEMPERADA COM GELÉIA DE FRAMBOESA COM PIMENTA ROSA

Ingredientes
200 gramas de manteiga com sal
4 colheres de Geléia de Framboesa com Pimenta Rosa

Modo de Preparo
Deixar a manteiga em temperatura ambiente
Incorporar a Geléia de Framboesa com Pimenta Rosa à manteiga, com um garfo
Enrolar a manteiga em plástico filme, formando um cilindro
Levar ao freezer para endurecer
No momento de servir cortar em circulos de aproximadamente 2 cm e servir sobre um filé grelhado




Nenhum comentário:

Postar um comentário