Costelinha de Porco com Purê de Mandioquinha Defumado


COSTELINHA DE PORCO COM PURÊ DE MANDIOQUINHA DEFUMADO COM CHÁ

Ingredientes

Para a carne
1 KG de costelinha de porco
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena cortada em pequenos cubos
1 ramo de alecrim
20 g Sal com limão siciliano “kitanda Brasil”
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 tomates maduros, sem pele, em pequenos cubos
1 colher de sopa de mel com pimenta “kitanda Brasil”
Suco de 1 limão cravo
1 dose de cachaça envelhecida em barril de carvalho
300 gramas de ora pro nobis

Para o purê de mandioquinha
500 g de mandioquinha salsa
1 litro de leite
q.b sal
1 colher de café de chá defumado lapsang souchong
2 colheres de manteiga

Modo de preparo:

Carne
1) Temperar a carne com 1 dente de alho amassado, 1 cebola pequena cortada em pequenos cubos
1 ramo de alecrim, 20 gramas de Sal com limão siciliano “kitanda Brasil” , 1 colher de sopa de azeite
de oliva, 1 colher de sopa de mel com pimenta “kitanda Brasil”, Suco de 1 limão cravo e 1 dose de
cachaça envelhecida em barril de carvalho. Deixar marinando por 30 minutos.
2) Retirar a carne da marinada e em uma panela grossa dourar os pedaços de carne. Depois de dourados escorrer o excesso da gordura e acrescentar os tomates sem pele e o caldo da marinada.
3) Ir acrescentando água aos poucos até cozinhar, sempre com a panela tampada. Aproximadamente 1 hora.
4) No momento de servir acrescente as folhas inteiras de ora pro nobis, apague o fogo e tampe a panela.

Purê
1) Descascar a mandioquinha e cortar em rodelas grossas.
2) Cozinhar no leite até ficar macia
3) Bater no liquidificador a mandioquinha cozida e o leite
4) Levar ao fogo com a manteiga e o chá defumado lapsang souchong
5) Aquecer e servir

Montagem:
Colocar em um prato 45 ou em uma forma de pizza de pedra sabão, o purê de mandioquinha no centro do prato, as costelinhas sobre a lateral do purê e a ora pro nobis no centro do purê.
Enfeitar o prato com um raminho de alecrim.

Hoje, quando se fala em produtos defumados, na maioria das vezes, estamos ingerindo "fumaça líquida". Acabaram-se os varais feitos com barbante em cima do fogão à lenha e as linguiças e carnes penduradas, que eu vi na minha infância.
Os queijos e carnes podem ser mergulhados em um balde com um líquido preto e em minutos saem dali "defumados". Me pergunto o quais os componentes dessa "fumaça líquida".
Eu não estava mais comprando produtos defumados para o restaurante e quando descobri o chá "lapsang souchong", comercializado pela loja do chá eu comecei minhas viagens. É um chá defumado com madeira de nogueira, naturalmente e eu o tenho usado como se fosse uma especiaria, no final do preparo dos alimentos.
Estou fazendo geléias, molhos para saladas, defumando queijos e o purê de mandioquinha dessa receita.
Uma das minhas novas paixões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário