Caipira de Verdade, em Gonçalves

. O restaurante da Vilma é daqueles restaurantes que nasceram para alimentar os filhos, que eram muitos, e netos e sobrinhos e amigos que sempre batiam à porta para comer aquela comidinha que só ela sabia fazer. Funciona ao lado da casa da família e eu me lembro que quando cheguei por essas bandas, há 12 anos, ela estava começando a servir ao público em uma pequena varanda. Hoje ela tem mesas de madeiras espalhadas pelo quintal, galinhas correndo soltas, trutas no lago e uma horta linda, da onde saem as verduras fresquinhas para o almoço. Os porcos são criados em outro sítio, da família, com todos os cuidados necessários para garantir uma ótima qualidade. Essa é a matéria prima do prato mais famoso do restaurante.....a carne de lata. Segunda feira em Gonçalves é dia de visitar restaurantes de amigos e lá fui eu para a Dna Vilma. O cheiro do feijão no fogão à lenha, o arroz ainda molhado (de tão fresco), a abobrinha e o jiló (que por coincidência a Neide Rigo publicou uma receita no blog ontem, lá da canastra), a carne de lata, uma carne de panela com um caldo grosso e saboroso, e claro.....ovos caipiras. Deixei de lado todos os acompanhamentos e comi arroz com ovo. A clara na cocção correta, a gema escorrendo sobre o arroz.....não precisava mais nada. Esse é o gosto da minha infância. Fui longe, num tempo de calças curtas, pés descalços cheios de barro, boias de caminhão descendo a corredeira, irmãos, primos, amigos.....as mangas colhidas nos pés, goiabas catadas para doces, pães quentinhos saídos do forno de barro....um tempo de férias na roça.....um tempo de delicadeza. Obrigada Dna Vilma por me proporcionar essa viagem.

Restaurante da Vilma Estrada Serra da Balança, km 7 35-9837.0896 Gonçalves / MG

Um comentário: