"A Kitanda faz com os sabores o que faz com os amigos......conserva-os"

"A Kitanda faz com os sabores o que faz com os amigos......conserva-os"






Depois de 12 anos nessa serra, vejo que cada sabor desenvolvido tem uma história, tem uma lembrança, foi um filho gerado com amor.  Muitos desses filhos foram gerados por mim e hoje vivem em lares de outros pais e mães, são produzidos por outras mulheres, outras mãos......
Faz 10 anos que comecei a produzir sabores, que comecei a misturar ingredientes, que essa alquimia tornou-se produtos.  Já perdi a conta de quantos sabores desenvolvi.  Foram produtos para outras marcas, para outras empresas, para outros paises......"Casa Santa Luzia", "Olivier Anquier", "A Senhora das Especiarias",  "Pizzaria Speranza", "Bombay", "A Loja do Chá".......
Só na empresa antiga, que idealizei e me fez aportar por essas terras, devo ter deixado mais de 1000 sabores, que ainda serão apresentados como novidades, como criação de outras mães, outras alquimistas.
O processo de criação é um mistério.  Os sabores se apresentam, se despem, se mostram.  Tem que se respeitar porque eles são mágicos.  Uma magia que muda de cor, de textura, de forma, mas mantém a essência.
Atualmente eu resgatei o que vim fazer por essas terras, quando cheguei......resgatei a batida do coração depois de cada criação, resgatei a idéia de trabalhar com pequenos produtores, resgatei o respeito pelo ingrediente do dia, resgatei o respeito por mim.
Esperei quase 3 anos para colocar a nova marca no mercado, que é a "Kitanda Brasil", e agora estamos aí.  Chegando devagar, no tempo da delicadeza, e a cada dia descbrindo um sabor diferente e podendo apresenta-los a vocês.  A cada dia repensando no que foi criado anteriormente e modificando receitas.
Hoje trabalho com produtos que estejam, no máximo, a 200 km de Gonçalves.  Só quebro essa regra quando tenho produtos muito especiais que estão do outro lado do país, como a "Farinha d'agua" de Bragança, no Pará.  As pimentas especiais da Adriana Lucena, do Rio Grande do Norte, os Berbigões de Santa Catarina.......produtos de amigos, que respeitam o que fazem.
Por isso demorei 3 anos para fazer as geleias transparentes, com suco de maçã.  A maçã chegava em Gonçalves, de longe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e eu comecei a questionar o caminho para essa matéria prima estar aqui.  Esse ano tive maçã de produtores locais e aí as geleias sairam dos tachos.
Sairam dos tachos com novos sabores e os sabores antigos hoje vestem roupas novas.  A "geleia de cachaça" hoje é fabricada com uma cachaça de alambique, envelhecida em barril de carvalho, tem menos açúcar, é tirada em uma temperatura diferente da anterior, tem uma consistência mais leve......a de "Abacaxi com Pimenta" brinca com as pimentas, tem um toque de sal para realçar o açúcar......a de "Café" tem gosto de café coado na hora......e assim vai......
Digo que tenho "anjos" que mexem meus tachos e a cada instante acrescentam seus ingredientes secretos.
Desde 2000 pesquiso a conservação dos alimentos e preservo os sabores e esses, que seguem abaixo, são os primeiros que estarão no mercado.  Nos tachos tem mais 300......
Uso somente açúcar orgânico, sal marinho, vinagre de maçã, óleo de girassol e nada de corantes ou conservantes artificiais.

Esses sabores vocês encontram na nossa "vendinha", na entrada do restaurante, em Gonçalves, em alguns empórios e podem ser enviados pelos correios.  Divirtam-se!!!!!!

* abobrinha com cachaça

* abobrinha grelhada

* açúcar aromatizado com canela

* açúcar aromatizado com cardamomo

* açúcar aromatizado com flores

* berinjela a provençal

* berinjela defumada

* catchup de tomates frescos e amoras negras

* chutney de manga

* creme de araçá

* creme de cambuci com cachaça

* creme de chocolate com cachaça

* creme de cupuaçu com pimenta

* creme de jabuticaba

* creme de juçara

* creme de maracujá

* creme de pitanga

* creme de uvaia

* curry de banana

* doce de abóbora com gengibre

* geléia de damasco turco

* geléia de framboesa com pimenta rosa

* geléia de frutas do bosque com cachaça

* geléia de morango com rosas

* geléia de morango defumado

* geléia de pimenta picante

* geléia de pimenta suave

* geléia de vinho branco com rosas

* molho de mel com pimenta

* molho de tomate defumado

* molho de tomate tradicional

* mostarda campesina

* mostarda com amoras negras

* mostarda com mel e ervas

* óleo de girassol aromatizado com alho

* óleo de girassol aromatizado com gengibre

* sal defumado com chá lapsang souchoung

* sal ervas e especiarias

* sal com limão siciliano

* sal com pimenta rosa

* sal picante

* tomates frescos em conserva na cachaça

* vinagre de maçã com frutas vermelhas

* vinagre de maçã com mel e ervas

2 comentários: