No fim do arco iris.......dois potes de ouro.....

Durante alguns anos eu procurei um "pote de ouro" no final do arco iris. Durante alguns anos eu deixei de enxergar o arco iris e aí era impossível achar o pote de ouro. Mas a vida é mágica e somos os responsáveis pelas lentes que queremos colocar nos nossos óculos e enxergar o mundo. Então troquei as lentes e aí.....
.....eis que surgiu o arco iris. Em plena quarta feira de cinzas, que de cinza não tinha nada. Por trás das montanhas, que escolhi viver, não passa o trem mas tem esse arco de 7 cores e aí me perguntei onde estaria o pote de ouro? Fui dormir com essa indagação e aí eu descobri.....
e descobri....um amarelo intenso, com um perfume inebriante. Vocês não sabiam que ouro tem perfume? Pois é....tem. Perfumes nos chegam de várias maneiras......nos mais delicados frascos, nas mais delicadas peles, nos mais delicados momentos.....e não se vão.....ficam grudados nas nossas narinas, cada vez que nos deparamos com determinada situação. Quem nunca sentiu a presença de alguém ao abrir um vidro, ao morder uma fruta, ao passar por uma roseira, ao cozinhar determinado prato, ao abrir um vidro de azeite? Em janeiro desse ano, eu fui para Belo Horizonte e depois de uma noite catártica, eu amanheci no mercado central, onde o ar estava impregnado com cheiro do pequi e os comerciantes abriam suas cascas e deixavam expostas as amendoas. Alguns eram atraídos por seu perfume, outros por sua cor, outros por sua beleza, outros somente passavam e nem se davam conta da riqueza nas mãos daqueles homens e mulheres que faziam o trabalho. Em uma banca, o vendedor me perguntou se eu conhecia e quando levei aquele caroço à boca, ele se assustou...."não dona, a senhora vai se machucar". Não me machuquei, só raspei com os dentes aquela delicada polpa e senti o sabor intenso do fruto. Trouxe alguns, ainda na casca, e na semana seguinte o servi com feijão, como aprendi em uma casa em Montes Claros. Servi para um chefe de cozinha francês, que veio conhecer o Kitanda, e ele não sabia explicar a sensação de comer um sabor que não tem nome, não tem descrição. Pensei em voltar a Belo Horizonte, trazer "um carregamento" de pequi, mas outros compromissos surgiram e eu não voltei. O que tinha trazido acabou e eu fiquei com o perfume na memória. Na semana antes do carnaval a gaveta da memória abriu-se sozinha. Gavetas, que guardamos segredos, tem vontade própria e dizem o que querem ou não......e a minha se abriu no momento em que recebi um convite para participar de um receituário latino americano, do slow food. Pensei em mandar uma receita de "cuscus de canjiquinha", uma outra de "lombo de porco recheado com pinhão e geléia de abacaxi com pimenta", uma outra de "inhoque de farinha d'agua". Eles me sugeriram uma feijoada.....bem....eu tenho escrito sobre amigos e me lembrei do perfume do pequi, da companhia de amigos pelo mercado em Belo Horizonte, de alguém me dizendo que não conhecia pequi......que pequi é um produto da "arca do gosto", do slow food.....e aí a receita estava decidida. Falei logo com 2 amigas que eram capazes de me socorrer, por entender o que é o desejo de uma cozinheira.....uma doceira escritora ou quem sabe uma escritora doceira, e minha "cumade", Rosaly Senra, e a outra uma cozinheira de forno e fogão.....que eu "rapto" para essas roças sempre que tenho eventos ou vou ter incêndios no restaurante,e ela sempre me socorre, a Manabi. Falei com ela em pleno carnaval e claro que ela largou o bloco e foi para o mercado. Deu com a cara na porta, até porque pocurar pequi fresco em dia de folia?....."prestenção"..... Eu precisava estar com a receita pronta até hoje e na sexta, uma supresa....recebo uma caixa do correio, com pequis fresquíssimos, dentro de uma embalagem de isopor...UAU!!!!!!estava salva. Congelei as amendoas para poder preparar a receita hoje e aí saiu uma super galinhada.
Como diz o ditado....."quem tem amigo não morre pagão"....e.....eu vou receber mais um presente.....A Mana também colocou os pequis dela no correio e eu vou ter achado, não um, mas dois potes de ouro no fim do arco iris. Obrigada meninas.......vocês são demais!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário