Cozinhando com Chás



Quando eu era criança passava as férias em um sítio no interior de SP e sobre o fogão à lenha haviam varais pendurados com linguiças, queijos e frutas.....sim....frutas.  Meu tio adorava colocar o abacaxi para secar na fumaça do fogão e com isso tínhamos um abacaxi defumado maravilhoso.

O tempo passou e hoje evito consumir defumados porque muitos usam um líquido muito escuro chamado "fumaça líquida". Mais prático mas completamente artificial.

Esse final de semana eu estava querendo servir no restaurante um queijo defumado e então comprei uma muçarela na feira dos orgãnicos, aqui em Gonçalves e a defumei com o chá lapsang souchong.  Minha nova paixão em termos de defumação.

Estou fazendo geléia de morangos defumados, sal defumado, molho de tomate defumado.......

A paixão começou há alguns meses, quando desenvolvi uma linha de produtos para a Loja do Chá, no shopping Iguatemi em São Paulo.  São geléias, chutneys, temperos e antepastos aromatizados com earl grey, darjeeling, chá verde, chá de frutas silvestres e claro o chá defumado.

O processo é simples.  Os chás não podem ser cozidos com as frutas.  Eles são moídos e acrescentados no final das preparações.  No caso do queijo, eu preparei uma infusão com 7 colheres de chá de lapsang souchong para um litro de água e depois deixei o queijo nessa infusão por 2 horas.

O resultado foi um queijo levemente defumado e delicioso para servir como entrada ou como complemento de uma salada de folhas verdes

O chá lapsang souchong e as geléias podem ser encontradas na:
Loja do Chá
Shopping Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232

São Paulo, 01451-000
(0xx)11 3816-5359

Nenhum comentário:

Postar um comentário