A copa 2014 começou na Colômbia

O primeiro jogo no Mineirão será dia 14 de junho às 13h e jogarão "Colômbia e Grécia" O meu gol foi marcado em 09 de agosto de 2012 em Bogotá e nos próximos dias vocês saberão o porque......
Era final de julho de 2012 e fui convidada, pela amiga Monica Rangel, e pelo André Vilaron da Embratur, para cozinhar em Bogotá no projeto de divulgação da Copa. Era o segundo evento do projeto e os responsáveis seríamos eu e o chefe Carlos Ribeiro, do restaurante paulistano "Na Cozinha". Seríamos responsáveis pela preparação do coquetel para 300 pessoas e um jantar que representasse o Brasil.
Não nos conhecíamos pessoalmente. Trocamos alguns e-mails com sugestões de cardápio e eu senti que de fato nosso time tava formado e que nossa equipe ia "bater um bolão". Ele tinha escolhido pratos do norte e nordeste e eu do Sul e Sudeste, sem nenhuma combinação anterior. Era um projeto da Embratur, que faria a divulgação das cidades sedes da Copa do Mundo e com isso teríamos 12 eventos com um chefe da cidade Sede e dois convidados e dois eventos onde dois chefes representariam o Brasil, através da nossa culinária. O primeiro seria na Colômbia e o segundo, para encerrar seria em Nova Iorque. Eu, no Sul de Minas, e Carlos Ribeiro em São Paulo começamos a fazer nossas malas e arrumar o isopor para levar ingredientes que não encontraríamos por lá. Dois dias antes de embarcar fomos avisados de que não poderíamos entrar com produtos alimentícios e aí nossas malas de ingredientes tiveram que ser reduzidas pois a partir daquele momento passamos a exercer o papel, que nós cozinheiros conhecemos tão bem......Teríamos que levar nossas iguarias enroladas em camisetas, calças jeans, dentro de meias e camufladas em nossas malas.....pois como é que eu poderia fazer "Biscoito de Polvilho Frito" sem o Polvilho. Será que existiria polvilho em Bogotá?
....e cachaça?....e fubá de moinho?.....e pequi?......enfim, cada um de nós carregava uma mala cheia de histórias e que renderiam boas estórias. Nos encontramos no aeroporto de Guarulhos, e fomos muito bem acompanhados e "mimados" por nosso querido Juan Corbalan, que resolvia tudo.....passagens....liberação de bagagens.....ingredientes que faltaram no último instante...... Parecíamos velhos conhecidos e durante os 5 dias que passamos juntos nos tornamos grandes amigos.
Chegamos ao hotel, onde aconteceria o evento, e antes de nos instalarmos fomos conhecer a cozinha. O chefe foi muito atencioso e para nossa surpresa estaria de folga no dia seguinte, porque era feriado na cidade e isso significava que não poderíamos começar as preparações. Isso nos causou certa ansiedade e o chefe do hotel gentilmente se ofereceu para passar o dia seguinte conosco, apresentando-nos a cidade. Resolvemos jantar no restaurante do hotel e fomos surpreendidos por dois ingredientes usados nos pratos.....banana e abacate. Banana Chips, banana Frita, Picadinho com Purê de Banana apresentado como um escondidinho e a maior surpresa do jantar.....uma das entradas era um pastel de milho acompanhado de creme de abacate e quando chegou à mesa era o nosso conhecido "Pastel de Angu" recheado com carne moída e batata doce.
Tínhamos ido mostrar nossa cozinha e, de repente, nos víamos diante de coisas tão familiares. Tinha até um refrigerante que tinha a cor e o dulçor do nosso "Guaraná Jesus".
Estávamos cansados e resolvemos dormir cedo porque no dia seguinte começaríamos no Centro de Abastecimento de Bogotá. A noite demorou à passar e eu me sentia como uma criança no primeiro dia de aula, que tem medo de dormir e perder a hora da escola. Como todo cozinheiro sou apaixonada por mercados e a promessa de conhecer novos ingredientes, novos sabores, me deixou completamente excitada e no dia seguinte às 6 eu estava de pé, esperando nosso anfitrião que nos pegaria às 8h. Como todo hotel internacional o café da manhã atendia a todos, mas também contemplava a cozinha local e apresentava pratos que, ao nosso ver, deveriam ser servidos no almoço ou jantar. Comemos pouco e não sabia se era a ansiedade para conhecer a cidade ou pelo evento, que aconteceria no prazo de 2 dias. Nossos anfitriões chegaram. Anfitriões, porque o chefe levou junto sua gentil esposa, que é filha de um historiador e tem verdadeira paixão pela cidade, sua cozinha, sua história e memória. Ali, de fato, começou nossa viagem.
E bem sabíamos que era uma viagem sem volta, porque quando mergulhamos em outra cultura temos nossas almas tatuadas. O chefe nos apresentava ingredientes, fornecedores e andava pelos corredores como se caminhasse por sua casa e nós entendemos bem o que era aquilo porque mesmo sendo um outro país, nós o acompanhávamos como se aqueles corredores com frutas e legumes em carrinhos e bancas de madeira fossem o nosso Ceasa. Isso ficava mais familiar cada vez que encontrávamos ingredientes do nosso dia-a-dia e nos olhávamos com certa cumplicidade.
Ingredientes desconhecidos nos foram apresentados e a cada descoberta podíamos ouvir as batidas dos nossos corações, que não eram abafadas por aquele barulho de mercado de rua.
Foram quase 4 horas naquele parque de diversões e mal sabíamos que nosso dia estava só começando. Nossos gentis anfitriões ficaram felizes quando trocamos um almoço em um restaurante da moda, por uma festa que estava acontecendo nas ruas.....afinal era o aniversário da cidade. Partimos em direção ao centro histórico e começamos nossa caminhada visitando o Museu do Botero e depois fomos atraídos pelos perfumes que vinham das comidas de rua.
Esse foi o nosso primeiro dia em Bogotá e voltamos pro hotel, já anoitecendo, e mesmo depois de termos passado o dia comendo, tomamos um banho e saímos para jantar, afinal o maior prazer de um cozinheiro é Comer.....
Amanhã......postarei sobre o jantar no Astrid e Gaston e o almoço em um restaurante escondido em um bairro afastado de Bogotá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário