O que é bom tem que ser conservado

Sempre acreditei que "o que é bom tem que ser conservado" e agora estou colocando isso em prática.
Minhas férias, na infância, foram marcadas por fogão a lenha, abóboras, cajamangas, chuchus....tachos e melado.
Enquanto meus irmãos e primos vestiam camisetas e sungas eu vestia avental e lencinho na cabeça para ajudar minhas tias na cozinha da fazenda.
Encantava-me a escolha das frutas e verduras que iriam transformar-se em doces, compotas, picles e que depois levaríamos para São Paulo para ter o gosto da fazenda durante os meses seguintes.
Hoje penso na versatilidade daqueles ingredientes que eram preparados para serem comidos doces ou salgados. Lembro-me que a abóbora era dividida porque uma parte ia para uma cozinha e outra ficava na varanda, que também era uma cozinha. Pena que não tenho fotos daquela casa.
Era uma varanda enorme, com um poço no centro, vermelho, extremamente brilhante. Ou será que é apenas uma lembrança de infância? Não é......ligo para minha mãe às 6 da manhã e pergunto se aquela casa existia mesmo. Sim existia. Era a casa da minha tia Rita, tia do meu pai e ficava em Ribeirão Corrente, pertinho de Franca e era lá que passavamos as férias escolares.
Voltando a abóbora.....ela era colhida na fazenda, vinha um trator cheio de abóboras e minha tia sequestrava algumas para os doces, salgados e agridoces. Naquela época ninguém dizia que era agridoce mas ela fazia uma calda com açúcar, ervas, especiarias, vinagre, sal e colocava a abóbora para cozinhar, depois de ter cortado em quadrados e deixado de molho na cal virgem. O perfume se espalhava pela calçada e eu adorava porque sabia que no almoço do dia seguinte seriam servidos aqueles pedaços com a carne de lata, que ficava guardada em latas quadradas dentro de um armário fechado com cortininhas plásticas......essa história é para outro dia......
Escrevendo agora me veio o perfume e o sabores daquela casa antiga e esse será o doce do dia, que servirei no final de semana com a carne de lata da dona Vilma.
Será que acerto?
Bem.....vou descascar a abóbora linda que ganhei do Zé, pai da Leo, que está virando meu fornecedor de pimenta cumari.
Depois posto as fotos da conserva e do prato......estou salivando.....

Um comentário:

  1. Amei conhecer voce e sua paixão pela mineirice...sou tambem assim...fogão a lenha,forno de barro,cheirinho de terra molhada varrida com vassoura de alecrim.Quer coisa melhor?Até breve Ducarmo(Café com Pão)

    ResponderExcluir